Os óleos vegetais parecem ter entrado na moda de vez e até quem pensava que lugar de óleo era somente na cozinha está se rendendo aos benefícios proporcionados pelos óleos. Apesar de muito populares, nem sempre esses óleos são escolhidos e utilizados de forma correta e que melhor beneficie quem o está utilizando.
O que é óleo vegetal e pra que serve ?
Para explicar isto irei compartilhar informações úteis e seguras da ANVISA e simplificar ao máximo algumas informações químicas para melhor compreensão.
O óleo é vegetal quando é composto por *glicerídeos de *ácidos graxos de espécies vegetais.
O que são glicerídeos e o que são ácidos graxos?
* * Ácidos graxos recebem esse nome por estarem presentes em graxas e são formadas por átomo de carbono e são encontrados na natureza. Os ácidos graxos são importantes na nossa dieta alimentar por ser fonte de energia. Por exemplo: As gorduras vegetais presente nos ácidos graxos como ácido linoleico (Omega 3) é essencial para o nosso organismo.
Para que serve os óleos vegetais?
Os óleos vegetais tem uma gama de funcionalidades e são utilizados na indústria automobilística como combustível (alguns). Indústria Farmacêutica – remédios naturais, loção, shampoo, etc. Bem como pela indústria cosmética, na cozinha em preparos como salada, molhos, alimentos e pratos frios.
Há uma série de benefícios obtidos com óleos vegetais principalmente no campo da saúde e alimentação, suas vitaminas são de extrema valia para o nosso organismo pois ele simplesmente não produz algumas gorduras necessárias para o seu bom funcionamento. Só uma observação os óleos que trazem benefícios à saúde são INSATURADOS.
O que são óleos insaturados?
Se dividem em 2 grupos: as monoinsaturadas e as poliinsaturadas e agem de forma diferente no organismo por isso diz-se gordura de forma benéfica.
Exemplo: óleo de abacate, castanha, etc.
TIPOS DE ÓLEOS
Os óleos podem ser mistos ou compostos – Neste caso eles são obtidos por mistura de mais de um óleo vegetal líquido e à temperatura de 25°.
Óleos podem ser ainda submetidos à processos químicos como fracionamento ou hidrogenação esses são chamados Óleos Vegetais Modificados.
Há ainda os óleos vegetais com outros ingredientes – São aqueles em que nele são acrescentados algum tipo de condimento ou especiaria que o que dá o sabor ou aroma característico.
Sobre a obtenção de óleo vegetal: Os óleos vegetais pode sem obtidos através da extração por prensagem de plantas, sementes ou cascas. Em outro artigo será possível saber mais sobre métodos de extração. Agora vamos contar com a ajudinha da Anvisa e esclarecer e pescar algumas dicas úteis!
A ANVISA ALERTA: Uso e manuseio dos óleos cuidados como: Em caso de frituras de óleo não exceder a temperatura de 180° (para não degradar o óleo)
Apesar de no Brasil ainda não haver lei que regulamente a proibição de descarte de óleo na natureza o ideal é jogá-lo em lixo orgânico caso você queira ou precise fazer descarte de algum óleo, principalmente os de cozinha não se deve ser jogado na natureza.
Para conservação do óleo mantenha-o em recipientes sempre com tampa e protegidos da luz (o que evita oxidação). E se deseja aumentar a vida útil do seu óleo conserve-o em geladeira.
Em caso de alteração na cor e sabor característico do óleo descartar esse óleo.
O Regulamento da ANVISA (AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA) aprovador pelo decreto ano 1999 e publicado em Dezembro de 2000 destina o 1º artigo em aprovação do regulamento técnico para óleos e gorduras vegetais.
Pingback: Gordura Trans - Você Sabe o que é gordura trans? -