→Como os Óleos Essenciais São Feitos?

Os óleos essenciais nos últimos tempos estão muito em voga. As pessoas tem usado óleos essenciais para tratar de tudo desde depressão até emagrecimento. Existem até mesmo empresas que lidam apenas com óleos essenciais dos mais variados tipos. Em redes sociais como facebook, blogs, instagram você sempre vai ver alguém falar sobre o uso dos óleos essenciais na resolução de problemas cotidianos como para curas de dores de cabeça, erupções cutâneas, etc.

O problema é que quando algo se populariza, fica caro. Quando isso acontece, é natural querer economizar dinheiro e fazer o seu próprio invento afim de economizar. Como o setor não está muito bem regulado, você saberá que está recebendo o que acha que está realmente ganhando quando é você quem faz os seus próprios produtos. Fazendo o seu próprio, pode garantir que você use as técnicas certas também.

Existem três métodos para fazer os seus próprios óleos essenciais, que são: Extração, destilação e expressão.

* Extração – Neste método usa-se solvente para permitir a liberação dos aromáticos. Os solventes utilizados podem ser derivados de petróleo, etanol ou mesmo dióxido de carbono, dependendo do tipo de planta envolvida. Os fabricantes de óleos essenciais que querem a certificações orgânicas muitas vezes usam o novo método baseado em dióxido de carbono. Mas atente-se ao fato de que a maioria dos especialistas dizem que esta não é a melhor maneira de fazer óleos essenciais, porque estes são realmente não são óleos puros.

* Destilação – Neste processo usa-se calor, geralmente sob a forma de vapor e pressão, para forçar a abertura das bolsas de aromáticos. Os óleos são liberados no vapor e, quando o vapor esfria, o líquido se transforma em uma mistura de óleo e água. O óleo, uma vez que é mais leve que a água, flutua até o topo e pode ser separado da água floral.

* Expressão – Outra maneira de obter os óleos das plantas é usar um método de prensagem a frio para extraí-los. Este método é usado em plantas que não respondem bem ao calor, como o descascamento cítrico fresco. Você pode pressionar qualquer planta e obter óleos dela usando a quantidade certa de pressão, mas nem sempre é o melhor método.

Você pode comprar vários kits para usar em casa ou fazer o seu próprio método para extração em casa. Você também pode tentar vários métodos para descobrir o que funciona melhor para suas necessidades e para os tipos de óleos que você quer fazer. Por exemplo, se você quiser óleo de lavanda, precisará usar um método diferente do que se quiser produzir óleo de laranja.

O método que você escolhe usar para fazer seus próprios óleos essenciais dependerá do que você quer usar o óleo, do tipo de planta que é e do equipamento que você tem disponível. Você pode até comprar kits para ajudá-lo a não precisar reinventar a roda quando se trata de fabricar seus próprios óleos essenciais. Mas certifique-se de escolher óleos de qualidade, preferencialmente extraídos pelo método de destilação à vapor.

Para comprar óleos essenciais de forma segura online Clique aqui 

Facebook Comments Box

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.