16 Usos e Benefícios do Óleo Ricino para Cabelo, Pele, unhas Radiantes

O óleo de ricino tem ganhado cada vez mais destaque e já é composto presente em diversas formulações na área cosmética e isso se dá aos seus inúmeros benefícios e características como surfactante (promove limpeza), função estabilizadora, rico em ácidos graxos, oleico, rinoleico etc.

 16 modos de uso do Óleo ricino

 

1. Cabelos finos

Para fortalecimento e elasticidade nos fios, o óleo ricino pode ajudar cabelos finos se usado como tratamento e regularidade, por um certo período de tempo.  O que pode acontecer é os ácidos graxos presentes nesse óleo atuar de forma gradual melhorando a espessura do seu cabelo e deixá-lo ainda mais bonito. Se usar o óleo ricino por 1 mês e não ver o resultado esperado, experimente fazer o tratamento correto e observe se em 6 meses o seu cabelo estará significativamente melhor. Use-o 1 ou 2 vezes na semana. Seja adicionando em máscaras e na sua forma pura ou junto com outro óleo vegetal como óleo de amêndoas doce etc.

 

2. Crescer os cílios de forma natural

Isso é possível? Bom, pode ser que sim, se você for paciente e disciplinada e aplicar este óleo rente a raiz dos seus cílios por um determinado período de tempo diariamente. O óleo ricino pode fazer seus cílios crescerem e ficarem mais grossos.

 

3. Sobrancelhas mais grossas ou maiores

O segredo para ter sobrancelhas mais bonitas e cheias é aplicar o óleo ricino nelas e massagear. Repita esse tratamento nas suas sobrancelhas com ricino toda noite, isso dará estímulo para o crescimento dos fios.

 

4. Pele seca
Excelente tratamento para pele seca com o óleo de ricino.
Aliado ao óleo de coco essa mistura pode fazer maravilhas para a pele. Coloque a mesma quantidade de cada em um recipiente e aplique na pele deixe por até 30 minutos, é revigorante pra pele ela se tornará mais hidratada.

 

5. Cutículas hidratadas

Para cutículas hidratadas, aplique o óleo nelas e massageie por alguns segundos,  além de se relaxante e ajuda no crescimento saudável das unhas.

 

6. Fortalecer as unhas quebradiças

Aplicar o ricino nas unhas também faz bem se utilizado o seguinte tratamento: Aplicar nas unhas antes de dormir em poucas semanas você irá notar a diferença. Não esqueça de massagear as cutíulas e aplicar o óleo nas unhas limpas e secas, preferencialmente sem esmalte.

 

7. Cabelo brilhoso
O óleo de ricino também pode lhe ajudar a ter cabelos brilhantes. Aqueça o óleo ricino com as suas mãos friccionando e aplique nos fios, enrole uma toalha molhada e quente no cabelo e deixe por alguns minutos, repita esse procedimento semanalmente e você terá cabelos selados e com maior brilho.

 

8. Hidratação

Quer manter seu cabelo ainda mais hidratado? Então adote esta dica: Antes de lavar o cabelo aplique o óleo ricino pelo menos 15 minutos antes, depois lave e prossiga normalmente com sua rotina de cuidados. Ou use-o como condicionador

9. Pontas duplas ou queda capilar

Se seu cabelo está com pontas duplas, bipartidas e quebradiças o óleo ricino pode ajudar. Seus ácidos graxos e os demais nutrientes presente nesse óleo podem dar uma super força e nutrição. Misture o óleo ricino com um óleo puro de sua preferência e aplique nas pontas e enluve para que seja bem aproveitado. Se seu cabelo está caindo, utilize essa mistura no couro cabeludo e massageie por alguns minutos semanalmente até ver sintomas de melhora.

 

10. Problemas no couro cabeludo
Diversos tipos de problemas e infecções podem ser tratados com o óleo ricino desde coceira à caspa.
Esse óleo tem ação anti-fúngica e isso quer dizer que ele age como um antibactéricida e tratando de infecções no couro cabeludo se você aplicá-lo regularmente.

 

11. Crescimento Capilar

Quer ajudar o cabelo a crescer usando ricino, você pode. Massageie o couro cabeludo com esse óleo na cabeça à noite e retire no dia seguinte, repita semanalmente. Esse tratamento dará força aos seus fios enquanto os nutrientes são absorvidos. Adicioná-lo ao óleo de jojoba ou amêndoas doce ajuda a potencializar ainda mais o seu efeito.

 

12. Suaviza marcas de cicatrizes
Se usado regularmente o ricino pode diminuir marcas de cicatrizes, uma vez que os ácidos gordos presentes em sua composição, penetram no tecido epitelial e ajuda no crescimento saudável da área da pele, o que faz diminuir o tamanho da cicatriz. Indicado para pessoas que passarem por procedimento de cirurgia etc.

 

13. Acabar com rachadura nos calcanhares

É possível tratar pés ressecados com o óleo ricino, pois ele é altamente absorvido pela pele, embora ele seja um óleo com sensação viscosa. Para este tratamento: passar certa quantidade do óleo no calcanhar à noite, massagear e calçar uma meia. Pode ser que você obtenha resultado em menos tempo do que espera.

14. Prevenção de estrias

Basta aplicar no local desejado cerca de duas vezes ao dia. Se você já tem estria faça essa receita para a suavização delas.

15. Anti Age (Anti envelhecimento)
Quer usar esse óleo pra manter a pele com ar ainda mais jovem e retardar o envelhecimento? Algumas propriedades desse óleo auxilia na produção de elastina que auxilia no combate ao retardamento de linhas de expressão e rugas na pele.

 

16. Fortalecimento Capilar

Tratamento até 3x por semana no couro cabeludo com massagens circulares. Não precisa colocar muita quantidade, apenas quantidade o suficiente para ser absorvido pelos fios.

 

Obs¹: O óleo ricino não é indicado o uso oral em gestantes e lactantes, pois devido à presença do ácido ricinoleico presente na mamona, pode promover início de contrações.

Obs²: Para aplicá-lo no rosto, dilua-o com um óleo mais leve, tipo óleo de amêndoas doce.

Obs³: Nada substitui uma consulta médica!

 

Se gostou, compartilhe!