Oi gente primeiramente eu quero ressaltar que as informações que você irão ler a seguir não suposições minhas tampouco de conteúdo de site ou blog e sim  retiradas em base das investigações do centro de pesquisa internacional  ( International Journal of Cosmetic Science)  em que as referências estarão no final do post.

 

Atenção pessoas com cabelos debilitados, porosos,secos, finos ou quebradiços,ou mesmo saudável este post é pra você.

 

De acordo com as pesquisas e estudos realizados pelo  International Journal of Cosmetic Science sim há que óleos que são penetráveis. E podemos até identificar quais. Ou tentar identificar quando for possível.

 

Como identificar se o óleo é penetrável ou não

 

Bom eu vou responder agora esta questão e depois comentar o que significa quando esses óleos penetráveis agem no cabelo que tipo de efeito produz e o que você pode fazer para obter isto.

 

Uma forma de identificar se o óleo é penetrável é à partir da sua cadeia de carbono  e triglicerídeos os óleos penetráveis possui a cadeia de carbono curta. Esses óleos possuem moléculas muito pequenas que chegam a penetrar no cabelo.Dentre outras características polares dos óleos de cargas positivas que se atraem as cargas negativas do cabelo. Isso não significa ainda que o óleo vá penetrar mas ele envolve uma membrana  cutícula e até mesmo na parte interna dos fios.

 

De acordo com os métodos testados, o óleo vegetal foi capaz de penetrar no fio, também foi feito com o óleo mineral e ele foi incapaz de penetrar no fio.

 

Então nossa lição é os óleos com gordura mono saturada são os tipos de óleos propensos a penetrarem no cabelo isso principalmente quando possui moléculas muito pequenas. Os óleos poliinsaturados não penetram no cabelo, provavelmente por causa das estruturas mais abertas dos triglicérides e por ter cadeia longa e e duplas ligações o que dificulta ainda mais.

 

Os efeitos são gradativos e não irá depender apenas do óleo mas sim de você e seus cuidados com o cabelo e até os tipos de produtos que você usa  pois muito já foi provado que certos cosméticos além de não beneficiar verdadeiramente o cabelo, ele pode deixar o seu cabelo macio igual a uma seda mas ele pode encapar os seus fios fazendo com que você aproveitar até mesmo os bons nutrientes deixados pelos óleos vegetais. Então meninas atenção. Usem menos esse tipo de produto se você usa e sempre que possível faça uma desintoxicação capilar pra livrar seu couro cabeludo e cabelo desses ingredientes.

 

QUER SABER QUAIS SÃO OS ÓLEOS QUE PENETRAM NO CABELO?

 

Agora que vem a boa parte. Mas atenção alguns desses óleos penetram até a camada externa do fio.

Como cada óleo tem a sua propriedade você pode se beneficiar de diversas maneiras, seja brilho, fortalecimento, anti quebra, anti queda, e como vimos até aqui óleos são formados por gorduras e não vejo relação em gordura alisando cabelo mas deixando macio, saudável,brilhante, com aspecto de mais liso sedoso e isso posso garantir, nem eu e nem diversas pesquisas como esta apontadas para o bem não aponta nada disto.

 

O efeito é gradativo e para obter o resultado você deve deixar o óleo no cabelo até 12h pra você ver a mágica acontecer.

 

Os óleos com efeitos de absorção pela fibra capilar são:

 

Óleo de girassol ( prensado à frio)

 

Óleo de coco ( com polaridade que atrai partículas à proteína do cabelo)

 

Óleos que penetram na camada externa

 

* Óleo de rosa mosqueta

 

* Óleo de argan

 

* Óleo de semente de uva

 

* Óleo de abacate 

 

* Óleo de cártamo

 

* Óleo de cânhamo

 

* Óleo de amêndoas

 

Agora fica fácil entender quando usamos tais óleos e ele corresponde com o resultado que desejamos, eu amooooo isso ♥

Neste estudo também ficou comprovado que óleo mineral não tem capacidade de penetrar no fio. Eu já sabiaaa Galvão né? 😛 rs

 

Se você ainda não vê resultado com uso dos óleos certifique-se se é óleo vegetal puro, certifique-se da qualidade e dos produtos que você por ventura utilize no cabelo que não está lhe ajudando a propiciar bons resultados com a ajuda dos mesmos nem com os óleos vegetais.

 

 

Referências >

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16258695

 

Investigation of penetration abilities of various oils ( : International Journal of Cosmetic Science)

 

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-2494.2006.00304_4.x/abstract;jsessionid=59E319D7BBC85E65ADC1C112F75F2FF6.f04t02

 

S. B. Ruetsch, Y. K. Kamath, A. S. Rele, and R. B. Mohile, Secondary ion mass sppectrometric investigation of penetration of coconut and mineral oils into human hair fiber

 

 

Óleos Penetram no Cabelo? Quais Óleos penetram no Cabelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.