Qual a Diferença entre Óleos Vegetais,Essenciais e Aromáticos!

Diferença entre óleos essenciais e aromáticos.

 

Óleos essenciais são utilizados desde a antiguidade por romanos e gregos para a produção de perfumes,banhos aromáticos,etc. Claro que naquela época o método de produção não era moderno como hoje em dia. Mas com o passar dos anos os Árabes já na idade média começaram o processo de destilação e a expandir os métodos e o aperfeiçoamento.

 

Para nos familiarizamos vamos a uma definição simples de óleo essencial ( OE).
Óleos essenciais tem uma textura oleosa mas são obtidos à partir de um processo chamado extração,que pode ser:
* Destilação a vapor ( Não há superaquecimento do óleo)
*Destilação com água ou hidrodestilação ( método de baixo custo e menor qualidade)

essential-Oil
*Extrusão ou prensagem ( Os frutos são espremidos sem aquecimento e em temperatura ambiente. O líquido obtido é separado por centrifugação para obtenção do óleo.
*Extração por solventes.
*Enfleurage – Método artesanal em que são colocadas pétalas de flores sobre gordura vegetal ou animal, com troca das pétalas por até 40 vezes diariamente.
*Extração por óleos entre outras.

 

Portanto óleos essenciais são produtos voláteis apesar de serem oleosos e obtidos da pressão de folhas,cascas de frutos,pétalas de flores,galhos,casca de árvore,resina,goma,sementes etc e eles evaporam quando. São solúveis em óleo vegetal,em solventes orgânicos. Contém odor acentuado , devem ser mantidos longe da luz,do ar, calor…
Esses foram os óleos essenciais, óleos que são utilizados com óleo vegetal ou água destilada,álcool de cereais, cremes,óleos de massagem etc.

 

Características dos óleos essenciais

 

Possuem propriedades antisséptica, bactericida,diurética,sedativa,cicatrizante,anti-inflamatória,expectorante,vermífuga,analgésica etc.

 

Não deve ser utilizado puro no couro cabeludo e na pele por conter componentes em sua estrutura que são passíveis de reação alérgica e por serem altamente concentrado. Salvo exceções de alguns óleos que podem ser aplicados diretamente na pele.

Agora que já sabemos mais ou menos sobre os óleos essenciais. Vamos entender então a diferença entre eles e os óleos aromáticos? Pois bem vamos sim e tudo no mesmo post 😉

 

O que são óleos aromáticos?

 

São óleos normalmente utilizados em massagens,aromaterapia e advêm de essências muito concentradas de planta.

 

Onde Comprar Manteigas,Argilas,óleos essenciais <– clique aqui 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.